Sesapi emite nota sobre caso suspeito de febre amarela em Parnaíba

O primeiro caso suspeito de febre amarela no Piauí é de Parnaíba, de uma criança que veio da cidade do interior de Minas Gerais. Veja abaixo nota na íntegra.

Nota de esclarecimento - Febre Amarela
Nota Febre Amarela

A Secretaria de Estado da Saúde informa o registrado do primeiro caso suspeito de febre amarela no Piauí, no município de Parnaíba, em uma criança de 9 anos que veio da cidade de Munhuaçu, em Minas Gerais e encontra-se internada em hospital de Teresina. 

Os exames na criança foram todos solicitados e encaminhados para os laboratórios de referencia que são o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) e Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) de forma emergencial para que possamos ter a confirmação, ou não, desse caso.

Parnaíba, Luís Correia e Buriti dos Lopes estão entre as cidades que receberão médicos cubanos

Nenhum comentário: 

Mais 41 médicos cubanos já estão no Piauí; chegaram nesta manhã em avião da FAB.

A chegada de mais 41 médicos cubanos ao Piauí, prevista para a tarde deste sábado (28), foi antecipada para esta manhã. Os profissionais desembarcaram por volta das 9 horas no aeroporto Petrônio Portela em Teresina em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que antecipou o voo.

Os cubanos chegam ao Estado para participarem do Programa Mais Médicos e reforçar a assistência em 30 municípios. Atualmente 364 médicos estão no Piauí, através do programa, sendo 253 de Cuba, que estão em 126 municípios.

"Os que chegam hoje, repõem as vagas dos que completaram o ciclo de três anos e deixaram o Piauí no ano passado", explica a coordenadora do Mais Médicos no Piauí, Maria Idivani Braga.
Ela ressalta que atuação dos médicos será na atenção primária, preventiva dos pacientes. "Serviço de atenção primária fazendo serviço de promoção e prevenção nesses municípios".

Luiz Amador Hernandez, de 27 anos, participa pela primeira vez e disse ao Cidadeverde.com que pretende exercer a medicina no Piauí de forma preventiva. 

“Quero ajudar a população brasileira de forma solidária. Busquei na internet sobre o município que vu e vi que é uma população pobre, carente e a prioridade é exercer uma medicina preventiva que é o que ocorre no meu país”, afirma o médico que vai para Pimenteiras. 

O 25º Batalhão de Caçadores (BC) está dando o apoio logístico aos profissionais, levando-os para hotel onde vão pernoitar neste sábado e amanhã, às 6h30, para os municípios selecionados. Uma equipe do Ministério da Saúde também acompanha os médicos.

Como a previsão de chegada era paras 17h30 e foi mudada por um planejamento da FAB, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) fará, somente, neste horário a leitura da carta de boas-vindas e uma apresentação da escola de samba Sambão no hotel onde estão hospedados. 

Os médicos que chegam no sábado (28), irão atender nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Amarante, Avelino Lopes, Caldeirão Grande do Piauí, Cocal, Corrente, Cristalândia, Gilbués, Guaribas, João Costa, Luis Correia, Matias Olímpio, Pimenteiras, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Filomena, São Francisco de Assis, São João do Arraial, São Julião, São Raimundo Nonato, Vila Nova do Piauí, Jaicós, Miguel Alves, Parnaguá, Parnaíba, Picos, Pio IX, São João do Piauí, Sigefredo Pacheco e Buriti dos Lopes.




Jornal da Parnaíba com informações de Izabella Pimentel e Caroline Oliveira do Cidade Verde

Febre amarela: após caso suspeito em Parnaíba, Sesapi reforça vacinação

Nenhum comentário: 

Após surgir, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) reforçou a vacinação em 5 mil doses para a regional de saúde de forma a atender outros municípios da região.

A paciente monitorada é uma criança de 9 anos, natural de Munhuaçu, em Minas Gerais, mas que estava residindo no Piauí desde o dia 14 de janeiro. Segundo a Sesapi, além do reforço na vacinação, foi autorizada a borrifação nas regiões onde a paciente andou, no caso Parnaíba e Luís Correia. Também, foi deslocada uma equipe de Vigilância Entomológica para ajudar nessa borrifarão. Essas medidas são para evitar a transmissão da doença. 

Matérias relacionadas:
A paciente está internada em um hospital particular de Teresina desde o sábado (21), quando apresentou febre progredindo para amarelamento, dor abdominal e fraqueza. O processo de fechamento do diagnóstico está sendo realizado através de vários exames. Foram coletadas amostras de sangue e encaminhadas  ao Laboratório Central do Piaui-Lacen. O exame que confirma o diagnóstico de febre amarela demora de 7 a 15 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog